A Graça e o Pastoreio

Olá pessoal!!! Temos uma nova integrante na Cia. Mudança, a Angélica Anaira. Angélica é obreira da Igreja Batista da Lagoinha, formada em missões pelo CTMDT. Tem sido uma benção no nosso grupo e agora você terá a oportunidade de ser abençoado pelo texto que ela compartilhou conosco.

Qual o sentido e a relevância da doutrina da graça para o cuidado pastoral?
O homem só consegue oferecer aquilo que ele recebeu. A conscientização da impureza da raça humana precede a natureza da graça. A graça independe do que se faça para Deus, mas antes, do que Deus fez pela criação. A graça é gratuita. A graça é ‘de graça’ apenas porque o próprio doador pagou o preço. Como bem colocou uma missionária: “A graça me desfaz visto que eu não sou merecedora. Porque quando acho que por minhas boas obras alcanço a benção de Deus, já não é mais graça. Entretanto quando olho para o Deus soberano e santo, percebo que, todos os meus atos são como trapos de imundície. E então entendo que não sou nada, que não possuo nada”. A partir deste preceito a cosmovisão pastoral transforma-se. A começar pela sua posição sacerdotal, compreende-se que não é pela própria capacitação pessoal que lá chegou, nem pelos seus próprios méritos. “Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória” (Dn 3.37). O Pastor compreende o perdão pelo fato de ter sido perdoado, “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12). O Pastor ama os perdidos com amor incondicional, pois compreende que Deus não classifica os pecados. E, se ele foi aceito, com os seus delitos e mazelas, o Senhor Jesus também pode transformar a vida de qualquer um. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). O Pastor ama e serve porque esta é a sua essência na graça. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10). A graça altera a maneira de um pastor encarar a religião. A religião que não mergulha na graça é lei. Ela concede aos seguidores um manual com regras perfeitas que, o fracasso não traz perdão, mas rejeição. A religião precisa libertar, ao invés de oprimir. A liberdade do Cristão é uma liberdade condicional. “Assim também o homem livre que foi chamado por Cristo é escravo de Cristo” (I Co 7.22). Ensinar às suas ovelhas a “liberdade em Cristo” é mais difícil, mas necessário. “É relativamente fácil deixar de matar, mas é difícil amar; é fácil evitar a cama do visinho, mas é difícil manter um casamento vivo; é fácil pagar impostos, mas é difícil servir aos pobres”. O Pastor que foi agraciado é livre, é humilde, ama, serve, perdoa. A graça é o melhor que ele pode desejar porque a graça é o melhor que ele recebeu.

Na paz de Cristo,
sempre dependente da graça dEle,
Angélica Anaira

Sobre ciamudanca

Somos um ministério de artes em Belo Horizonte. Ver todos os artigos de ciamudanca

5 respostas para “A Graça e o Pastoreio

  • camilacastrofernandes

    Olá Angélica, Deus te abençõe nessa nova fase de sua vida e que sua vida seja benção para esse ministério já tão lindo e abençoado.

    Deus continue te dando sabedoria e discenimento para o manuseio e pregação da palavra d’Ele.

    Sejá bem vinda!!

    BeijinhOs Camila

  • Angelica

    obrigada Camila! Deus é fiel! E mais uma vez: não é por meus méritos próprios que cheguei até aqui, mas a GRAÇA me alcançou.

  • Ingrid Cristine

    A paz do Senhor

    Angélica que a presença do Senhor possa inundar a sua vida a cada dia.
    Que a cada passo que você der, possa ser usado por ele poderosamente.
    O seu texto falou muito ao meu coração, a respeito da graça.
    Obrigada !

    bjin ;***

  • MAYANE ROCHA GÓES

    Nossa Angelica que felicidade!!! Você não tem ideia… lembro do seu teste no CTM… ter dançado com vc tantas vezes provoca mta saudds!!!…
    Sei que Deus ainda me dara esse prazer rrsrsrs… Toller nunk me abandonou kkkk… veio aqui na BA p dançar comigo! Quem sabe não é a proxima…
    Mil bjs
    Q Deus continue te usando mto nessa nova fase!

  • monique

    oi
    li e percebi que é preciso buscar somente a graça de Deus, você foi benção neste instante pra minha vida por que muitas vezes palavras vem mais ainda não da forma que deveria ser mais esta foi e chegou ao meu coração que alegrou-se.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: