Voltando e indo para o Campo

Me pediram para escrever sobre a minha experiência missionária em julho deste ano que perdurou até o fim de agosto, durante as Olimpíadas de Pequim. Fui para a China, acompanhando uma equipe do ministério Atos de Justiça, em parceria com a Missão Horizontes. O Atos de Justiça é liderado pela Lílian Abucater, que também é coordenadora do curso de Missões do CTMDT, onde trabalho.

Sem dúvida fui marcada de diversas formas. Sempre achamos que nós que iremos abençoar, porém Deus mudou bastante esse meu conceito. Pensava assim pois fui para um local onde aconteceu um terremoto muito grave em maio deste ano. O terremoto arrasou a região, destruindo escolas, lares, além de ter gerado muitas vítimas. Contudo, ao chegar lá, me deparei com pessoas sorridentes e corajosas. Essa situação nos ensinou. Sinceramente, eu não tinha essa imagem dos chineses, que foram tão cordiais.

Nosso trabalho aconteceu em toda a China (eram quase 100 missionários que foram subdivididos em pequenos grupos) , norte, sul, leste e oeste. Fomos para uma vila que foi uma das mais afetadas, e não sabíamos muito o que fazer. Pedimos a direção de Deus para que Ele preparasse o “terreno espiritual” para que nós trabalhassemos no “natural”. A estratégia que o Senhor nos deu foi sair pelas ruas de manhã fantasiados com perucas, apitos, atraindo as crianças. Elas rapidamente nos seguiam para uma praça onde desenvolvemos os trabalhos. Fizemos pinturas, artes em balão, teatros, danças, dinâmicas, jogos esportivos, sempre aplicados a um princípio cristão. Não podíamos falar diretamente de Jesus. Evangelizar crianças na China é um crime federal. Enquanto fazíamos as dinâmicas orávamos pelas crianças em espírito e as tradutoras aproveitavam a oportunidade para conversar com as mães.

Essa questão da perseguição aos cristãos é tão séria que só podíamos levar uma Bíblia de uso pessoal na bagagem. Aliás, a perseguição acontece a qualquer grupo que possa vir a ameaçar a ordem e autoridade do governo chinês. Por causa das Olimpíadas, que acabaram abrindo as portas da China para missionários de todo o mundo, as autoridades tinham medo do que podia acontecer. E realmente aconteceu! As nossas dinâmicas com as crianças, que duraram uns cinco dias, sempre atraíam mais pessoas. Era um número crescente! E às vezes policiais compareceram para ver o que estávamos fazendo. Era um trabalho de muito risco. As igrejas perseguidas existem porque as chamadas “igrejas oficiais”, que são catalogadas pelo Estado, não podem pregar sobre algumas partes da Bíblia, como por exemplo, a volta de Cristo. Essa mensagem significa que existe alguém maior do que eles.  Falar sobre o fluir do Espírito Santo também não é permitido. Mas as igrejas perseguidas não se curvam a essa determinação. E são os membros dessas igrejas, os chineses que moram ali, que realmente sofrem as ameaças constantes pela sua fé. Se um turista é pego evangelizando, ele é preso e deportado. Mas a punição para o cidadão é muito diferente e muito pior. Por isso que a atitude de um cristão estrangeiro ali é muito séria, porque pode comprometer um trabalho de anos desenvolvido pelos próprios chineses e por missionários a longo prazo. Por exemplo, fomos orientados a não panfletar. Um grupo estrangeiro o fez e a polícia chegou até o casal local que era o contato. Eles foram presos e torturados por causa da imprudência desses irmãos. Definitivamente o nosso grupo não queria criar esse tipo de situação, então respeitamos o povo e buscamos ao Senhor pelas estratégias corretas.  As autoridades possuem um controle de toda a cidade, mas Deus controla todas as coisas. E assim tivemos a alegria de ver muitas crianças se convertendo a Cristo.

A minha experiência com a dança na China foi bem diferente. Fui para fazer várias coisas, não só dançar. Ajudamos até a decorar uma escola com temas bíblicos!

 Aliás, dançar foi o que menos fiz. Montamos algumas coreografias bem brasileiras para chamar atenção das pessoas, criando um momento cultural de descontração. O mundo em geral ama a cultura brasileira. Em alguns momentos me foi pedido também para dar oficina de samba para os adultos chineses. Isso quer dizer: mulheres, homens e até idosos. Todos queriam aprender a sambar! Por meio destes momentos eu criei sequencias adorando a Deus, profetizando que aquelas pessoas que estavam fazendo a minha aula, copiando meus gestos, estariam um dia reamente adorando a Jesus. No inconsciente era isso mesmo que eles estavam fazendo. A dança profetiza.

Voltando um pouco no tempo, posso dizer que momentos antes de embarcar para a China me veio muito medo. Mais do que isso: a certeza de que eu não iria voltar, que eu iria morrer ali. Um sentimendo de saudosismo do Brasil, dos meus amigos e família. Sem entender muito bem esse sentimento procurei a Cléo Russo para conversar. Ela me disse que normalmente, antes de uma viagem missionária desse tipo, às vezes Deus nos dá uma certa identificação com os obreiros locais para realmente compreender e orar. E é tão interessante porque depois que ela me falou isso, outras pessoas que estão indo para o campo compartilharam desse mesmo sentimento.

Termino esse relato encorajando cada um de vocês a buscar a servir a Deus não só por meio da dança, o que Ele também pode fazer. Não fui para essa missão na China para dançar. E isso me alegrou muito porque pude fazer outras coisas, mas ainda assim Deus também me usou por meio do meu talento.

Muitas vezes as pessoas quando nos vêem falando sobre essas viagens a outros países não imaginam, mas eu arquei com todos os meus custos. Eu investi todas as minhas economias para servir ao Senhor em outra nação e abençoar aquelas vidas. Eu sabia que Deus estava me chamando para ir, e ir não somente com meu corpo, mas também com as minhas finanças, com o meu dinheiro. E o mais interessante é que assim que eu voltei eu recebi uma oferta, que é exatamente o valor para a minha próxima empreitada missionária. E lá vou eu de novo para o campo: com meu corpo e minhas finanças.

Hoje, termino esse texto e vou novamente fazer as malas. Dessa vez são três países que me esperam: Itália, Alemanha e Holanda. São países muitas vezes criticados quando as pessoas falam que vão ali para fazer missões. Afinal a Europa é um continente rico. Mas Deus quebrantou o meu coração para ver com os olhos dEle. Quando me convidaram para integrar essa equipe, eu tinha também a possibilidade de servir na África, que logo eu quis ir. Afinal de contas era um continente pobre, necessitado. Mas Deus, por meio de Jeremias 1, me direcionou a reconstruir os muros das cidades dos “meus pais” – pais na fé. A Europa está necessitada espiritualmente. Além do mais, quando fui conversar com o líder dessa equipe que estou acompanhando, ele me mostrou que o grupo que ia para a África estava mais completo. Lá eu iria ajudar de uma forma mais geral, porém na Europa de uma forma mais específica com as artes. 

Bom, isso é o que veremos! rs

Isa Coimbra

A Arca de Noé! - Nova decoração da escola!

A Arca de Noé! - Nova decoração da escola!

Leão e o Cordeiro!

Atividade de pintura na praça.

Atividade de pintura na praça.

Senhoras chinesas

Tendas nas ruas usadas como casas após o terremoto.

Tendas nas ruas usadas como casas após o terremoto.

Enquanto brincávamos com as crianças, as mães esperavam atrás.

Enquanto brincávamos com as crianças, as mães esperavam atrás.

Mais atividades! Usamos o principio da unidade.

Mais atividades! Usamos o princípio da unidade.

dsc09770

Preparando a nova decoração para a escola.

Preparando a nova decoração para a escola.

Carol e eu.

Carol e eu.

Banheiro tipico oriental.

Escola em reconstrução.

Escola em reconstrução.

Sobre ciamudanca

Somos um ministério de artes em Belo Horizonte. Ver todos os artigos de ciamudanca

26 respostas para “Voltando e indo para o Campo

  • Felipe Toller (Mudança)

    Chefa… eu que faço MISSÕES e você que vai pro campo??? Rsrsrs. Você é uma benção perto e longe. Fico feliz por suas experiências e conquistas…de verdade.

    Um abração e vou ficar com saudade da “Joelma”…

  • Drielle adoradora!!!

    Isa que trmendo…
    Deus é maravilhoso hein… cuida da gente nos mínimos detalhes!!!

  • Priscila

    Nossa que legal seu trabalho Isa, evangelizando por nações afora. Ache interessante vc dizer que o que você menos fez foi dançar! rs. Eu achei que vc foi lá mais pra isso do que pra outras coisas!
    Que Deus continue te usando e te abençoado🙂
    Beijos

  • Luma e Luana Loureiro

    OIee Isa.

    Olha muito legal o que você escreveu.
    Nos emocionamos com essa história, e tb é claro ficams pasma com algumas coisas q vc disse, em relação em falar sobre Jesus na China. Sabíamos, mas não imaginávamos que era assim.

    Sb, vc tem um chamado de Deus, tem um ministerio n só na dança, mas tb em fzr misssões.

    Acreditamos que fazer missões é ter um chamado de Deus, não só como a dança, ou teatro, e etc.

    Pq podemos ate não saber o que fzr em algumas vezes, mas se tivermos o chamado de Deus, o Sr Ele capacita.
    Igual uma frase q diz assim” O Sr n escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

    E o mais importante vc tem feito, que é obedecido a este chamado.
    Falamos isso pq, ontem ouvimos uma ministração linda de um Apóstolo q veio da Bahia lá pra igreja ministrar (ontem foi aniversário de 15 anos da igreja ).
    Ele ministrou sobre a vida de Jonas, q tinha um chamado de Deus, mas não quiz obedecer ao Sr.

    Entao é isso.
    Desejams muito q o Sr te abençoe Isa, cada dia mais e mais.
    Q o Sr te guarde, te use e te dê estratégias nesses lugares q vc irá.

    Sb, e uma boa dica pra que vc sempre post, é falar sobre suas missões, dos lugares ond vc vai, e etc. O q vc acha?! rs.
    ;D
    Haaa…e inclusive se vc poder e quizer, fale de quando vc veio ao Acre, aqui em Rio Branco, o que vc achou, e etc!
    Não sabemos se é uma boa dica, mas… rs, se vc quizer..

    Então..
    bjus. Deus abençoe!

    Rio Branco – Ac

  • Luanna d`Oliveira

    Como é bom ver que Deus está movendo nos quatro cantos do mundo para levar a salvacäo aos perdidos.
    Quanto a fazer missöes na Europa, é EXTREMAMENTE necessário. Moro na Alemanha há quase 4 anos e temos encontrado muitas barreiras para falar do evangelho vivo. Mas quando Deus está à frente e o Seu Santo Espirito esta conosco, nós somos imbatíveis!
    Desejo as ricas bencäos do Senhor e um espirito de ousadia renovados em toda essa equipe!

    Sei que vocês estäo bem monitorados, mas se precisarem de qualquer coisa quando passarem pela Alemanha, podem entrar em contato com nossa igreja em Colônia. Orarei por esse propósito!

    Abraco, no amor de Cristo.

    Luanna

  • Patricia

    A Paz do Senhor!

    Isa, maravilhoso esse testemunho sobre missões que vc fez na China! Gostaria de saber como podemos encontrar esses grupos de missões para participar??? Que Deus continue te abençoando e te usando, não somente na dança mas em tudo!

    Um grande beijo e Deus abençoe a todos do Mudança!

  • Karol

    Isa que benção, chega mim deu vontade de chorar por vê que eu não tenho feito nada para ganhar almas. Você é um exemplo de alguém que diz literalmente eu largo tudo para te seguir e sei que muitas crianças foram restauradas para gloria de Deus.
    Que Deus lhe capacite cada dia mais e que você possa continuar sendo um instrumento nas mãos do Pai, não só na dança mais também em outros dons que Ele já derramou e ainda vai derrama na sua vida.
    Fica na santa paz do Senhor e que esta nova viagem possa ser uma benção, que pessoas se rendam aos pés do nosso Deus .

  • Leiloca Pipoca

    “Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome; fez a minha boca como uma espada aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava, e me disse: Tu és o meu servo, és Israel, por quem hei de ser glorificado.”
    Is 49:1-3
    Que o Senhor te abençoe e te guarde!!! Mil beijos!

  • Leticia Goveia

    Muito boa essa sua esperiencia, eu espero um dia que for da vontade de Deus poder fazer o mesmo,más enquanto eu não posso ir fico intercedendo pelos missionários da minha Igreja, que tbm estão na India e outra na África, outro na Rússia, e mais vários espalhados pelo Brasil nas tribos Indígenas, agora vc entrou pra minha listinha de oração tbm, isso é muito importante, minha Igreja carrega um nome missionário,e mesmo não indo ficamos intercedendo…Que Deus esteja com vc e toda a equipe, e que possa ser uma benção esse trabalho de amor, lembre estarei orando por vcs… fiquem com Deus…

    Leticia goveia- Igreja Aliança Cristã e Missionária Ebenezer do Gama,
    –IACME- Gama, DF.

  • Jefferson

    Acho simplesmente lindo a forma como Deus trabalha em nossos corações. Ele sempre nos surpreende com coisas tremendas que Ele mesmo faz, superando nossas expectativas.
    Que Deus ti abençoe grandiosamente.

  • ISA COIMBRA

    Ola pessoal,
    Entao, estou indo hj e acho que vou ficar um tempo sem entrar, por isso gostaria de agradecer a todos que leram e escreveram palavras de incentivo e animo. Deus abençoe a cada um.
    Abraços, ISA

  • Maíra

    Isa,

    Tão bom ouvi sobre sua experiência e do Ministério Mundança.

    Vocês tem me ensinado bastante e confirmado o que o Espirito Santo tem falado ao meu coração que o Minitério de dança não é apenas dançar. É pregar, é evangelizar , é amar ao próximo enfim é seguir os passos de Jesus.

    Que Deus continue usando este Ministério e que Ele venha suprir todas as necessidades.

    Vcs tem feito um diferencial no nosso mundo atual, vocês são um grande exemplo para minha vida.

    Amo vcs em Cristo Jesus.
    Beijos Maíra

  • Dani-SP

    ISA QUE LINDO O TESTEMUNHO!!!

    Como disse o Toller, vc é benção de perto e de longe!
    que Deus te abençoe muuuuuito lá na Europa, e que vc seja usada poderosamente por Deus, ali naquele lugar, sei que não será fácil, mais Deus etá com vc, te guiando, te guardando e te orientando em tudo, viu!

    bjão.
    DANI-SP

  • iaracoimbra

    Isa

    Te amo e estarei orando por vc todos os dias!

    De sua irmazinha!

    Ia.

  • Luana O'Stos

    “Ela poderia ter ficado imparcial,
    Passiva a tudo e tentar ser normal,
    Mas algo a atingiu de forma impactante…
    E não era bala perdida de PM ou de traficante!
    Era a missão celestial
    Alucinante, irradiante, transcendental;
    Os desentendidos, pouca gente entendeu…
    “_A Isa enlouqueceu de vez? O que aconteceu?”

    Ela não conseguiu ficar trancada no quarto,
    Ela não conseguiu fingir-se de avestruz!
    Lá fora a desgraça atravessando a rua
    A infelicidade dominando nua e crua!
    Crianças são comidas por seus vermes intestinais,
    Vermes manipuladores de injustiças sociais;
    Homens se matando como ratos enclausurados
    Num mundo que desaba aos pedaços…”

    Que lindo sua disposição! =]
    Isso tudo despertou em mim um desejo de fazer mais para o Senhor, de investir no reino. Me deu uma vontade enorme de ajudar com a decoração, de brincar com aquelas crianças, sabia?

    Deus te abençoe grandemente.
    Beijos!

  • Bibi

    Isa linda!!!!!!! Que papai do céu te abençõe ricamente na Europa…………..que vc seja e venha impactar muitas vidas neste lugar.
    Bjs e Sucesso

  • Claudiana

    Isa,

    Estamos felizes porque vemos vc cumprindo o Ide de Jesus…Estaremos em oração… Bjs Clau, Breno e Manu

  • RayanneSilvério

    Lindo testemunho,Isa!
    Jah a admirava pakas,e agora,ainda mais!
    que deus te use mais,mais e infinitamente õ/
    beeeeeeejo,amor ;*

  • Aline

    Olaaa Isa

    Que lindo testemunho meu coraçao tbem queima por missoes.Como e bom servir ao Senhor com algo que amamos fazer a dança.Nem sempre a dança tem que estar em 1 lugar as vezes o Senhor nos quer usar em outras areas tbem.

    Sou mais uma admiradora de seu ministerio.Vejo Deus em sua vida quando vc o adora com danças. Queria muito um dia poder te conhecer pessoalmente.

    Que Deus te abençoe muito

    Bjussss

  • Carol Sertãozinho SP

    Oi Isaaaa, ficou muito feliz por vc!!!
    Q o Senhor te abençõe e te guarde e que Ele te encha de unção e te cubra de autoridade para que vc possa cumprir o seu chamado; como eu te falei eu vejo em vc um referencial, de adoradora, mulher e serva, amu muito a sua vida e creio que Deus tem muito mais…
    P.S. vc usou o colar q eu te dei???? lembra? no último congresso???kkkkk
    bjs
    Fika com Deus

  • marcelo

    oi Isa, tenho certeza de que vc ainda pisará em muitos lugares nessa terra, preserve seu jeito simples e seu coração sensível. É dessa forma que vc pisará muitos lugares…

    Rsss Inclusive pisará aqui na cidade de Carapicuiba-SP em Fevereiro…rsss vai ser tremendo……
    Viu eu mandei a cotação dos voos q vc me pediu….

  • Déborah Madeira

    olá Isa quero q saiba q estou orando por ti.

    Vc não me conhece, mas estarei aqui unindo minha oração por vcs aí.Não é preciso conhecermos as pessoas p/ orarmos por elas, não é mesmo?!
    A palavra do Senhor diz em “Rm:12-15 Alegrai-vos c/ os q se alegram e chorai c/ os q choram.”

    Deus abençoe cada um de vcs.
    bjos fik na paz. 😉 =)

  • Déborah Madeira

    aí vai meu e-mail
    deborah_ellos@yahoo.com.br

  • Luma e Luana Loureiro

    OIee Isa.
    td bem?

    Bom Isa, estamos mandando este recado aqui para você, porque não há outro modo de mandarmos se não for por aqui. hehe

    Queremos te desejar 1 feliz níver.
    Que o Sr te abençoe, te guarde, e te prospere a cada dia mais e mais.

    E que este versículo faça parte da sua vida.

    ” Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

    Sabemos que seu níver foi ontem, mas só deu para enviar este recado hj…hehe.
    Mas, está aqui, este é nosso presente a vc.

    Deus te abençoe!

  • ana karla

    olá isa!
    é muito bom saber que DEUS esta levantando pessoas para pregar o seu evagelho nos quatro cantos desta terra,por que a terra precisa da pala vra do SENHOR, imagino o quanto foi dificil mas tambem muito gratificante saber que pessoas para a honra e gloria de DEUS agora conhecem a sua palavra,parabens pelo trabalho maravilhoso, q ue o senhor possa te abençoar cada vez mais e mais que ele te faça um vaso muito usdo em suas mãos………….. DEUS TE ABENÇOE.

  • Flávio Henrique

    Oi Isa

    reler seu relato me fez lembrar de tdo que passamos ali naquele projeto com a galera…cada um com sua equipe e função; tremendo!!!
    Que nosso testemunho possa falar mto e mto aos perdidos….MARANATA, ora vem senhor Jesus.

    Flávio Henrique – Conexão

Deixe uma resposta

